segunda-feira, 1 de outubro de 2012


As propagandas possuem um grande poder persuasivo, fazendo com que, muitas vezes, compremos diversos itens de que não precisamos, inclusive os milagrosos cosméticos. Podemos não gostar da cor, do odor, da embalagem pouco prática, dos seus resultados... 

Há vários motivos que nos fazem não gostar de determinados produtos. Isso pode fazer com que os utilizemos raras vezes, que os esqueçamos e, quando os reencontramos em algum lugar sinistro de nossas casas, eles estão fora da validade, o que os torna um risco para nossas saúde, pois podem causar, no mínimo, alergias. Ou, mesmo que ainda sejam úteis, podemos não querer utilizá-los. 

O instinto mais frequente é jogá-los no lixo. Já imaginou quantos batons, pós-compactos, blushes, hidratantes, condicionadores, desodorantes e outros cosméticos são descartados diariamente no meio ambiente e que isso pode afetá-lo negativamente? É muito raro pensarmos nisso antes de jogarmos algo fora e, tão difícil quanto, é alguém imaginar que as embalagens podem ser recicladas e que existem locais específicos para descartá-las. 

Os cosméticos em si costumam ser biodegradáveis, apesar de ainda existirem aqueles que contêm algumas substâncias tóxicas, como o chumbo. O correto seria haver um lugar para o descarte dos produtos, separando e reaproveitando seus resíduos, porém não encontramos ainda locais que forneçam esse tipo de serviço. Então, como resolver a questão entre o bem-estar e a sustentabilidade?

Compre conscientemente. O primeiro passo para uma compra consciente é fazer para si mesmo a pergunta “eu realmente preciso disso?”. Na maioria das vezes que compramos algo impulsivamente, tendemos a nos arrepender, pois, muitas vezes, adquirimos o que não nos é útil. Sempre que for comprar seus cosméticos, pense se a finalidade deles é importante para você. Assim, você evita o descarte desnecessário. Lembre-se também de não comprar os que têm a origem desconhecida, pois, se o fabricante não é confiável, as chances de não gostarmos dos produtos aumentam. Isso sem contar que pode haver, por trás da história deles, situações ilícitas, como trabalho escravo, tráfico e desrespeito à natureza.

Foto: Um Pouco Mais.



Recicle e/ou reaproveite. Reciclar é um procedimento que consiste em extrair a matéria-prima de um produto para produzir outro. Já reaproveitar, como o próprio nome indica, é reutilizar o mesmo produto sem modificar sua composição. 

Reaproveitar embalagens é uma tarefa que requer um pouco de criatividade, mas é muito eficaz, pois podemos utilizá-las como diversos utensílios, como porta-trecos, por exemplo, aumentando suas vidas úteis. Mas nem sempre reutilizar nos interessa, e reciclar é a melhor alternativa. 


Para isso, basta eliminar os resíduos presentes no interior das embalagens e, depois, buscar o posto de reciclagem mais próximo de sua casa. Para facilitar nossa vida, o Ecycle possui uma ferramenta de busca muito eficaz. 

Basta apenas digitar algumas informações, como o CEP e o tipo de produto que será descartado, e você tem acesso a uma lista de endereços de postos de reciclagem. Para isso, acesse o Ecycle ou confira o gadget que temos disponível na parte inferior direita do Blog.

Doe. Essa é a alternativa mais simples e mais eficaz para quem comprou um produto, o utilizou poucas vezes e não gostou por algum motivo pessoal. O que não é útil para você pode ser importante para outra pessoa. Ser sustentável também é ser solidário.


0 comentários:

Postar um comentário