quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


Bem, essa é uma questão difícil, pois, por mais que tenhamos a consciência de preservação dos recursos naturais e o do grande colapso causado pelas emissões de gases, é complicado imaginarmos nossas vidas sem a comodidade de um ar condicionado nos dias de calor ou do chuveiro com água quentinha no inverno. Pois então, vamos iniciar agora uma trajetória de ideias, opiniões e de possíveis tecnologias para o melhoramento do nosso planeta.


O fogo foi descoberto na era pré-histórica, um feito e tanto, pois através dele o homem pode cozinhar alimentos, produzir aquecimento para as cavernas e até mesmo espantar possíveis predadores. Logo depois veio a roda, que ajudou na locomoção. Muitos séculos mais tarde, temos estes dois componentes unidos para benefício das indústrias e transportes.

Surgem as fábricas e as máquinas a vapor, que utilizavam como fonte de energia o carvão mineral e desta fonte para o petróleo foi um salto. Hoje, utilizamos muitos derivados do petróleo em nosso dia-a-dia, que nos auxiliam muito, além de outros produtos químicos e minerais. Porém, é necessário entender que devemos buscar educar nossas atitudes e aplicar em nosso meio a sustentabilidade. Esta palavra não pode estar somente na moda.

É preciso utilizar o seu conceito para atenuarmos os danos que já vêm sendo causados pelo “nosso” excesso, pois vemos quase que diariamente novas tecnologias em todos os setores, principalmente em eletroeletrônicos e tantos outros segmentos. Porém, quando se chega à parte da sustentabilidade, ficamos à mercê da nossa vontade de fazer ou tentar fazer com que as autoridades pertinentes possam fomentar esta ideia na sociedade. Por exemplo:

- Diminuir o tempo de banho – tanto para a contenção do gasto de água e de energia. 
- Utilizar embalagens retornáveis, inclusive a diminuição de uso das sacolas plásticas no mercado.
- Separar o lixo orgânico do reciclável, não só em casa, mas também nos locais públicos, de estudo e trabalho, através de lixeiras educativas. 
- Pesquisar novas fontes de energias limpas, como energia solar, eólica e muitas outras e tentar divulgá-las ou até mesmo se possível utilizá-las.


Por este motivo e tantos outros, estaremos aqui neste blog para auxiliarmos o nosso meio ambiente e poluí-lo menos. Pois a poluição faz parte do nosso cotidiano, no entanto, devemos fazê-lo com mais responsabilidade.

É isso aí galera, abraços e até a próxima emissão de CO2 consciente.

0 comentários:

Postar um comentário