domingo, 8 de janeiro de 2012


Já se sabe, há muito tempo, que os resíduos de produtos químicos poluem o meio ambiente, inclusive alguns produtos utilizados por lavanderias. A agência de proteção ao meio ambiente dos Estados Unidos considera como tóxico alguns produtos usados por algumas empresas tradicionais desse ramo. Uma porcentagem das lavanderias nos EUA usa produtos que causam câncer e que, quando são lançados nas redes de água, causam prejuízos à natureza.


Foi pensando nisso que um empresário inaugurou em Nova Iorque uma lavanderia orgânica. O sistema é ecológico e deixa as roupas limpas, sem cheiro e principalmente sem resíduos químicos, pois lava as roupas com um gás, o dióxido de carbono. Sem a utilização de água na lavagem, a lavanderia ecológica ajuda ainda mais na preservação ambiental, tendo em vista a escassez de água no planeta.

As peças são colocadas na inovadora máquina de lavar a gás, de fabricação americana, o equipamento é alimentado por um cilindro de dióxido de carbono, onde o gás é submetido à altíssima pressão, vira líquido, penetra no tecido e limpa por completo a roupa. Logo em seguida, a pressão diminui, o CO2 volta ao estado gasoso, e seca a roupa. Toda a sujeira das peças é retirada em um filtro, e tratada antes de ser descartada. Para passar as roupas, é utilizada uma máquina que injeta vapor quente deixando-as impecáveis e completando o serviço.

É possível melhorar o que estamos fazendo com o nosso planeta, só depende das nossas atitudes! 
 



Vídeo: g1.com.br

0 comentários:

Postar um comentário