sábado, 14 de janeiro de 2012


No último dia 10, os alunos do IFRJ, do curso Técnico em Polímeros, foram surpreendidos com a seguinte notícia: terão que escolher em se formar como Técnico em Polímeros ou Técnico em Plásticos.


A decisão de escolha foi tomada, pois o MEC (Ministério da Educação), criou em 2009 o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, onde eram cadastrados todos os cursos disponibilizados pelas Instituições Federais, onde o MEC decidiria se incluiria os cursos apresentados ou não. Os argumentos utilizados pelo MEC, para que o curso de Polímeros seja substituído para Técnico em Plástico, foram apresentados nesta reunião, pela coordenadora do curso, onde, segundo o MEC, a demanda pelo curso ainda é pequena, pois boa parte da população ainda desconhece o termo Polímeros, o que de fato é uma verdade, e o outro argumento é que a indústria não reconhece o curso e prioriza o Técnico em plástico, o caso da Petrobrás, por exemplo.

Para quem não sabe o que são polímeros, ai vai uma breve explicação:
Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização. Para demonstrar a importância do estudo dos polímeros, basta mencionarmos que a variedade de objetos a que temos acesso hoje se deve à existência de polímeros sintéticos, como por exemplo: sacolas plásticas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, etc.


Primeiro ponto, com relação aos argumentos apresentados pelo MEC.
Acredito que assim como eu, muitos candidatos ao IFRJ, devem saber em que área pretendem trabalhar e para isso a pesquisa por cursos que atendam as suas necessidades são e devem ser realizadas. No site do IFRJ, existe o catálogo do curso técnico, que explica detalhadamente o que é o curso, seu plano, atuação no mercado de trabalho, entre outras definições.

Segundo ponto. As indústrias que trabalham com plástico não deveriam saber de onde os mesmos vieram? Como os mesmos são processados, seus nomes técnicos, a técnica de processamento e obtenção do subproduto?

Concordo em alterar o nome para que tenhamos mais visibilidade no mercado de trabalho, mas o nome Polímero não foi inventado ontem, ele existe desde que a química é química, porém descoberto na época que deveria ser descoberto.

Expressem suas opiniões. Estamos disponíveis para saber o que vocês tem a dizer. Se concordam ou não.

0 comentários:

Postar um comentário