Com a mudança para as sacolas ecológicas, como as ecobags ou as sacolas de papel, muitas pessoas tratam o saco plástico como um vilão do meio ambiente. Na verdade não é bem assim que devemos tratar esta situação.
Como mencionamos no 1º post, o plástico não prejudica o meio ambiente, mas sim as atitudes do homem. Não é novidade que de boas atitudes podemos mudar nossos hábitos com relação ao lixo que consumimos e se o destinarmos ao seu local certo contribuiremos para uma vida mais sustentável.
No entanto, sempre estamos repetindo esta teoria, que maior parte do mundo já está exausta de ler, ouvir e falar, porém não a praticam.
Que tal incrementar o que você já está costumado a fazer à sustentabilidade ou substituir o usual para o sustentável? Vamos explicar melhor.
Por exemplo, a garrafa PET (plástico) contribui significamente para a poluição do meio ambiente, pois por ser um derivado do petróleo, onde em sua composição há hidrocarbonetos, o PET libera no meio ambiente, quando exposto à lugares inadequados, os gases considerados bastante poluentes que são o monóxido e dióxido de carbono.
Para reduzir este tipo de poluição, podemos fazer das garrafas PET, objetos que já utilizamos em nossa casa, como vaso de plantas, descanso para copos, porta jornais e revistas e até mesmo uma ganho a mais, pois em cooperativas de reciclagem o quilo do plástico é comprado por R$ 0,30. Para você pode parecer pouco, mas para um catador de lixo, pode valer a sua renda mensal. Então se mesmo com essas informações você ainda não sabe o que fazer com as garrafas PET, doe para alguém que precisa delas para sobreviver.
No site da Krika, o Cacareco.net, há um post com 7 dicas, muito bacanas por sinal, do que fazer com sua garrafa PET, deem uma passada por lá e abracem a ideia.
Há também a possibilidade de fundir o saco plástico e fazer ecobags, carteiras, capa para notebooks entre milhares de coisas somente com papel vegetal, saco plástico e ferro de passar roupas. No site Vila do Artesão, da Cris Turek e do Marcelo Pereto, ensina passo a passo o processo, bem simples e sem nenhum mistério. Acessem e confiram.
0 comentários:
Postar um comentário