Já existe na Europa uma decisão em aumentar o uso de energia renovável, um dos produtos que tem sido muito estimulado é o etanol. A fabricação do combustível é baseada na fermentação de um suco doce extraído da beterraba branca, muito cultivada na França. Depois de pronto o etanol é misturado na gasolina na proporção de 7%.
Além do etanol combustível, também pode se fabricar outros tipos de álcool de beterraba. Esses produtos entram na elaboração de perfume, bebidas e também na indústria química e farmacêutica.
A França, líder da União Européia na tentativa de incrementar o uso do etanol, produziu mais de 750 milhões de litros do etanol de beterraba e de trigo.
Juntos, todos os países empenhados na produção de etanol já produziram o suficiente para deslocar aproximadamente 2% do consumo de gasolina.
E para nossa felicidade, este projeto realizado na França foi inspirado no processo de obtenção do etanol, a partir da cana-de-açúcar, realizado pelos brasileiros.
O processo do etanol feito pela beterraba:
1ª parte: O açúcar é exposto a uma solução de fermentação transformando-se em Etanol2ª parte: O açúcar passa pela destilação normal para fins alimentícios ou por destilação fracionada para fazer combustível.
Segue um vídeo muito bacana explicando como é o processo de fermentação e destilação, só para vocês terem uma idéia de como ocorre estes processos, em uma aula prática, mas é claro com uma proporção maior e uma tecnologia bem mais avançada, necessária para este projeto.
0 comentários:
Postar um comentário