segunda-feira, 16 de julho de 2012


Têm-se buscado várias alternativas eficazes de produção e distribuição de energia, principalmente nos dias atuais, porque a sociedade está tomando consciência de que precisa mudar suas atitudes em relação ao consumo.


Por dependermos de recursos energéticos, tem surgido a necessidade de buscar novas e diversificadas fontes renováveis geradoras de energia, tais como hidroeletricidade, eólica, solar, biomassa, geotérmica, a fim de que se possa superar a dependência dos combustíveis fósseis, que poluem o ambiente e requerem milhões de anos para que se renovem. Dentre essas fontes, encontrou-se na biomassa uma excelente alternativa de energia.

A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, borra de café, coco verde, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas. Esses materiais, na maioria das vezes, são descartados sem nenhuma utilização, mas várias pesquisas têm comprovado sua eficácia como bons geradores de energia renovável.

Atualmente, com descobertas de novas fontes de biomassa, o Brasil pode diversificar suas fontes energéticas, pois em cada região do país há uma determinada matéria prima específica que pode ser utilizada para gerar energia. O coco verde, por exemplo, é encontrado em abundância no Brasil, e apenas 10% é aproveitado pela indústria. A fibra do coco pode ser queimada para gerar energia elétrica e também ser utilizada como material absorvente para melhorar as águas dos rios, pois é altamente porosa e tem grande poder de absorção.

A casca de arroz também tem sido queimada em termelétricas para produção de energia. A castanha-do-pará serve como lenha em usinas térmicas e caldeiras e também é utilizada em siderúrgicas na forma de subproduto, como carvão vegetal. O bagaço da cana-de-açúcar, dependendo da safra colhida no ano, pode gerar energia equivalente a da Central de Energia Nuclear Angra 2.

A biomassa é uma das maiores fontes de energia renovável. A sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse caso, a sua utilização, desde que controlada, não agride o meio ambiente, pois a atmosfera não é alterada de forma significativa em sua composição.


As principais vantagens da biomassa são:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte: é menos corrosivo aos equipamentos (caldeiras, fornos, etc.);
- Reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes, pois não libera dióxido de carbono;

A utilização da energia da biomassa é de grande importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Porém, o seu uso deve ser bem planejado para não ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo e erosões, pois seu emprego inadequado pode causar danos maiores à natureza do que os benefícios que a sua utilização pode gerar.



0 comentários:

Postar um comentário