Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.
Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.
Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.
Segundo relatório do Instituto WorldWatch, uma das organizações
não-governamentais de mais credibilidade no mundo (www.worldwatch.org), dois terços das florestas originais do planeta já foram derrubados. Embora iniciativas bem-intencionadas tenham surgido nos últimos dez anos, as serras vêm agindo com muito mais velocidade. As principais causas de abate são:
- queimadas de extensas áreas para a prática de agricultura e pecuária
- expansão dos centros urbanos
- construção de estradas
- comercialização de madeira
- extrativismo de inúmeras espécies de interesse econômico
O mesmo instituto aponta como uma das soluções para conter a derrubada de árvores em todo o planeta uma total reestruturação nos direitos de propriedade sobre as florestas, na política de preços sobre produtos derivados das florestas (sabe-se que indústrias farmacêuticas, sozinhas, têm um lucro estimado em 100 bilhões de dólares anuais somente com venda de remédios fabricados com componentes derivados das florestas) e o aumento do poder político sobre o destino das florestas.
Foto: www.behance.net/gallery/Dia-da-Proteco-das-Florestas/4543081 |
O objetivo do Dia de Mobilização Online pelas Florestas é angariar mais assinaturas ao projeto de lei de iniciativa popular pelo Desmatamento Zero. Ela terá início às 15 horas e se estenderá até as 22 horas.
Desde março, quando a campanha foi lançada, mais de 380 mil pessoas assinaram a petição. Até o fim de 2013, espera-se chegar à marca de 1,4 milhão de assinaturas.
Logo, esta é uma excelente oportunidade para mandar um recado ao governo e aos congressistas: queremos um Brasil com florestas.
Serão disponibilizados banners, fotos e algumas mensagens para divulgar esse movimento. As hashtags a serem usadas serão #BrasilcomFlorestas e #DesmatamentoZero.
A participação de todos é essencial. Doe por alguns instantes suas contas nas redes sociais para que a nossa mensagem repercuta em alto e bom som por todo país.
0 comentários:
Postar um comentário